GANESHA
         Ganesha é o deus hindu mais amplamente reverenciado, uma deidade sob a forma humana com cabeça de elefante, representando o poder de Ser Supremo que remove obstáculos e assegura sucesso nos empreendimentos humanos. Por essa razão os hindus o reverenciam antes de qualquer atividade religiosa, espiritual ou mundana.
         Primeiro filho de Shiva e Parvati, diz a lenda que quando Parvati desejou se banhar ela necessitava de privacidade e como não havia nenhuma ela criou um menino a partir da pasta que ela usava para se banhar feita de óleos de seu próprio corpo. Deu vida a esta figura e pediu que a vigiasse enquanto ela tomava banho. Quando shiva voltou pra casa e encontrou o caminho bloqueado teve inicio um duelo, o menino lutou bem, mas Shiva o matou. Parvati viu o menino morto e exigiu que o marido o trouxesse de volta a vida. Shiva enviou seus soldados e pediu-lhes que trouxesse a cabeça do primeiro ser vivo que encontrassem dormindo com a face voltada para o norte, direção associada à sabedoria. O grande elefante branco de Indra foi quem pagou o preço do erro de Shiva. Quando Parvati viu a cabeça de Airavat (o elefante de Indra) ser levada para seu filho, ficou irada e exigiu que o mesmo fosse promovido a deus primário.

         A cabeça de elefante simboliza sabedoria, compreensão e intelecto discriminador que é preciso possuir para atingir a perfeição nesta vida. A grande boca representa o desejo humano de aproveitar a existência no mundo. As largas orelhas significam uma pessoa que tem grande capacidade de ouvir os outros e assimilar idéias. Não existe nenhum instrumento humano que tenha tantas possibilidades de ação como o corpo de um elefante. Ele pode arrancar uma árvore ou recolher do chão uma agulha coma mesma destreza e perfeição, da mesma forma a mente humana deve ser forte o suficiente para encarar os altos e baixos do mundo externo e explorar os reinos sutis do mundo interior. As duas presas representam sabedoria e emoção. A presa esquerda que representa a emoção está quebrada, pois mostra que é preciso dominar as emoções para se atingir a sabedoria.
         Dizem que os olhos dos elefantes possuem uma capacidade ilusória de ver as coisas maiores que elas realmente são. Ganesha também simboliza a idéia de que para que um individuo cresça em riqueza e sabedoria é necessário que ele perceba os outros maiores que ele próprio, isto é, abdicar do orgulho e atingir a humildade.

Comentários

Postagens mais visitadas