GINÁSTICA EDUCACIONAL

A Ginástica Educacional é uma área de atuação da fisioterapia que tem como objetivo principal a prevenção das alterações posturais. Estas alterações são de comum aparecimento na infância, principalmente na idade escolar. Nesta fase a criança passa a maior parte do tempo sentada; na escola e em casa, o que lhe favorece a adotar uma posição cômoda e que nem sempre é a mais adequada.
         O acompanhamento fisioterapêutico na escola, trabalha também a prevenção das doenças ocupacionais nos professores e funcionários, através de exercícios e da orientação ergonômica.
         Os benefícios deste trabalho são tanto para a escola, quanto para os alunos e professores e funcionários. Dentre os benefícios destacamos: aumento da disposição dos alunos, professores e funcionários durante o período de aula e de trabalho (sabe-se que a pratica de exercícios faz com que o nosso organismo libere substâncias que nos dão maior disposição); diminuição dos gastos com assistência médica com os professores e funcionários e conseqüentemente diminuição da possibilidade de processos trabalhistas por doenças ocupacionais, propaganda positiva da escola, pois este é um trabalho novo.
         A nossa meta é cultivar nas crianças e adolescentes, conhecimentos mais profundos a respeito do próprio corpo, assim como acompanhar seu desenvolvimento e orientar  atividades que possam auxilia-los no seu desenvolvimento mental, sociológico e biológico.
         Através de uma avaliação física completa dos alunos, professores e funcionários, partindo da queixa que alguns possam apresentar, podemos determinar as condições físicas na qual se encontram e definir suas “necessidades , elaborando as séries de exercícios de aproximadamente 10 minutos que devem ser realizadas diariamente antes, durante ou depois do período de aula.
         Este é um trabalho recente, baseado em estudos científicos que verificaram a importância da atividade física para todas as pessoas. Esperamos contribuir para que estas crianças e adolescentes se tornem adultos e idosos saudáveis.




Comentários

  1. Sniff! O tempo da ginástica educacional para esta cinquentenária já passou, (risos) estou mais para a reeducação postural. Contudo acho muito interessante esta colocação em tempos que as crianças brincam menos de pique bandeira e ficam mais tempo sentadas em seus computadores. A fisioterapia está se alastrando de forma benéfica no cotidiano de todos nós. Isto mostra como a profissão tem evoluído nos últimos trinta anos, especialmente no contexto preventivo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas