Pilates para Gestantes


As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.
Inúmeros estudos científicos já comprovaram a importância da atividade física durante a gravidez. Mas, vale lembrar, que nem toda atividade é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. A conexão entre pilates e yoga, deve ter um atendimento personalizado para quem vive essa fase única da vida.


No Pós-Parto

No pós-parto o Pilates ajuda na recuperação do assoalho pélvico e na tonificação do abdômen, mas só deverá ser realizado após a liberação do médico.





Yoga na gestação
Os benefícios da prática da Yoga durante a gestação são inúmeros. É uma prática milenar capaz de trabalhar com suavidade o ser humano por inteiro, atuando no nível físico, energético, mental-emocional e espiritual. Ajuda a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensa transformação, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento único de contato entre mãe e bebê. 
Recentemente foi publicado um estudo mostrando que a prática da yoga na gestação favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros. Outro estudo mostrou que previne a má posição do feto para o nascimento. De fato, a respiração da gestante se amplia, ganha serenidade, as posturas promovem o bem estar geral e a prática traz tranqüilidade. O resultado é um útero mais relaxado, uma placenta mais oxigenada e mãe e bebe mais tranqüilos e desde cedo fortalecendo o vínculo.
Veja abaixo alguns benefícios específicos:
·         Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
·         Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê 
·         Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto
·         Alívio e prevenção de dores nas costas
·         Recuperação mais rápida no pós-parto
·         Alívio na prisão de ventre
·         Favorecimento da comunicação mãe - bebe
·         Maior equilíbrio nas flutuações de humor
·         Redução da ansiedade  

Comentários

Postagens mais visitadas