Saúde dos Pés
Os pés são a base de sustentação do nosso corpo e os cuidados com eles não se resumem apenas em ir ao podólogo ou pedicure, é preciso hidrata-los diariamente, observá-los com frequência para identificar alterações como calos, bolhas e outras e reconhecer qual seu tipo de pé e usar os sapatos e realizar exercícios adequados.
Como base os pés podem alterar completamente a postura de uma pessoa. A maneira de pisar e o tipo de sapato usado com frequência interferem no posicionamento dos tornozelos, joelhos, quadril e consequentemente da coluna. Identifique na tabela abaixo o seu tipo de pé.
Pé Normal

Apoio dos pés bem distribuído entre os dedos e o calcanhar. Alinhamento adequado de tornozelos e joelhos. Use calçados confortáveis e que preservem a estrutura dos pés.


 Apoio dos pés concentrado na borda interna dos pés desviando tornozelos para dentro e joelhos em “x”. Procure usar calçados flexíveis e com palmilhas anatômicas.

Apoio dos pés concentrado na borda externa dos pés desviando os tornozelos e os joelhos para fora. Procure usar calçados onde o dorso seja um pouco mais alto para não machucar o peito do pé.

O uso de salto alto é um dos pontos de maior interesse quando falamos dos pés. Devemos frisar que o uso excessivo deste tipo de calçado leva a alterações dos músculos da região posterior das pernas, alterações na coluna, joanetes, fascite plantar entre outras alterações. A lista de malefícios do salto aumenta quando falamos de sapatos de bico fino. O que fazer então? Procure variar o modelo e a altura dos sapatos e sempre faça exercícios de alongamento para todo o corpo e relaxamento para os pés no final do dia, principalmente se ficou em pé por muito tempo.
Para ver os exercícios de alongamento e relaxamento vá ao link dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder do Toque

          Seja um abraço, um aperto de mão, uma dança ou uma massagem, o toque é  um dos meios que nos conduz ao bem-estar físico, emociona...