Kombucha


A primeira vez que tomei Kombucha foi na casa da minha irmã nos Estados Unidos. Eu gostei logo de cara, a primeira que provei foi de gengibre comprada no supermercado. 



No ano passado, recebemos a levedura (SCOBY) e começamos a fabricar nossa própria bebida.
A Kombucha, faz parte do grupo das bebidas fermentadas que são próbioticas, ou seja favorecem as boas bactérias do nosso intestino trazendo vários benefícios a nossa saúde. O nome é porque no inicio, acreditava-se que a levedura era uma alga marinha chamada Kombu, o chá de Kombu logo virou Kombucha.
Como já iniciei, o SCOBY (Simbiotic Colony of Bacteria and Yeast), Colônia Simbiótica de Bactéria e Levedura, fermenta um chá doce, rico em cafeína (chá preto ou verde).
O açúcar e a cafeína alimentam o SCOBY por aproximadamente sete dias e o resultado é um líquido de aroma acético, levemente doce e rico em vitaminas e ácidos. Depois disso é hora de aromatizar com frutas, flores e ervas por cinco ou sete dias e está pronto para beber.

Essa faixa mais escura que vemos na foto é o Scoby


 Dentre os benefícios de se tomar Kombucha todos os dias estão: poder desintoxicante, capacidade de neutralizar células tóxicas do fígado; antioxidante e probiótico, auxiliam a digestão revertendo lesões do sistema digestivo; fortalece o Sistema Imunológico pela renovação das células intestinais; contém glucosaminas que auxiliam no tratamento de problemas articulares, entre outros.
Ainda não encontramos Kombucha pronta nos supermercados no Brasil, mas é possível conseguir a levedura e fazer a sua própria. 


Kombuchas saborizadas com frutas

Se quiser saber mais acesse os links abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas