O que são ácidos graxos?

São gorduras não produzidas pelo nosso corpo e que devem ser consumidas na dieta. Fazem parte desta categoria o ômega 3 e o ômega 6. 

Estas gorduras são essenciais para o funcionamento do cérebro, coração e músculos de forma geral. A proporção ideal de consumo destes ácidos graxos insaturados deveria ser de 1:1, no máximo 1:2, porém o que vemos hoje é para cada porção de ômega

3, ingere-se de 15 a 50 porções de ômega 6.

O ômega 3, encontrado basicamente na forma de gordura animal (óleos de peixe, krill, fígado de bacalhau), tem efeito anti-inflamatório, melhora a resposta celular à insulina, previne doenças

cardiovasculares, artrites, diabetes e outras doenças, ativa neurotransmissores, aumenta seu nível de energia e habilidade de concentração, fornece maior resistência a doenças comuns como gripes e resfriados e auxilia a recuperação de células danificadas.

O ômega 6, presente principalmente em óleos vegetais de sementes (milho, soja, girassol, canola), em excesso é pró inflamatório, contribui para a resistência à insulina, alteram humor (está associado a doenças psiquiátricas como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar), acelera o processo de envelhecimento, dificultam a aprendizagem e a reparação celular associadas ao câncer. 


É importante ressaltar que não só devemos consumir o ômega 3, como devemos reduzir o ômega 6, pois os benefícios do primeiro não serão alcançados se não houver um equilíbrio. Quanto mais natural for a sua alimentação, menor será a ingestão de ômega 6, já que ele está presente na maior parte dos alimentos industrializados, enquanto os alimentos ricos em ômega 3 são os mais naturais. Busque sempre o equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas