Desodorante ou Antitranspirante?

O Brasil é o país que mais consome desodorante e suas variações no mundo. Causa de muitas alergias e irritações, este cosmético é alvo de muitas polêmicas e questionamento por apresentar substâncias para lá de suspeitas em sua composição.
Vamos começar diferenciando desodorante e antitranspirante. O desodorante serve apenas para disfarçar o odor do suor, já o antitranspirante inibe a transpiração e também disfarça o odor. A diferença básica deste dois cosméticos está na composição.
O alumínio é uma das substâncias presentes nos antitranspirantes, sua função é fechar os poros e impedir a saída do suor, quanto mais alumínio, mais tempo os poros ficam fechados. Existem várias correntes de pesquisa sobre o acúmulo do alumínio no corpo e sua relação com doenças como câncer e Mal de Alzheimer. Pesquisas relacionadas ao câncer de mama encontraram mostras de alumínio na análise de tumores.
Outra substância comumente encontrada em vários cosméticos é o parabeno, uma espécie de conservante que pode estar relacionado com casos de cânceres, alergias e envelhecimento precoce, pois pode alterar o metabolismo de glândulas e hormônios. Está presente em alimentos, medicamentos, shampoos, hidratantes, maquiagens e também pode ter relação com problemas de infertilidade.
Os estudos ainda são controversos a respeito dos males destas substâncias, mas quem quiser evitá-las pode fazer seu próprio desodorante em casa com base de leite de magnésia, água e óleo essencial. Sai mais barato, funciona e você sabe o que está colocando no seu corpo. Os desodorantes orgânicos ou os que têm como base de bicarbonato de sódio também são uma boa escolha.
A nossa função é informar sobre os riscos que determinadas substâncias podem causar ao nosso organismo, a escolha de consumir ou não é de quem irá usar.





Receita:
½ xícara de leite de magnésio
¼ xícara de água
1 colher de óleo essencial de sua escolha (ex: lavanda, alecrim, etc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder do Toque

          Seja um abraço, um aperto de mão, uma dança ou uma massagem, o toque é  um dos meios que nos conduz ao bem-estar físico, emociona...