PRÉ-PREPARO
PARA MARINAR
Ingredientes
Ingredientes
- frango inteiro, com pele, de cerca de 2 kg
- 1 xícara (chá) de sal
- 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 2 dentes de alho
- casca de 1 laranja-baía
- 4 folhas de sálvia
- 5 grãos de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de semente de coentro
- Modo de Preparo
- 1. Numa tigela bem grande, coloque o sal e o açúcar.
3. Separe os miúdos do frango e reserve na geladeira. O pescoço vai ser usado para fazer o molho e você pode usar a moela e o fígado em outras preparações.
4. Lave bem o frango em água corrente. Com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.
5. Transfira o frango para a tigela e espalhe bem a mistura de temperos, por dentro e por fora, inclusive sob a pele do frango. Cubra com cerca de 2 litros de água e tampe. Deixe hidratar por 30 minutos, fora da geladeira.
PARA ASSAR
Ingredientes
- 1 laranja-baía
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- barbante de algodão para amarrar
Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) - o ideal é acender o forno 10 minutos antes do término da marinada.
2. Depois de hidratar, retire o frango do soro e lave em água corrente para retirar o excesso de tempero. Transfira para um escorredor e deixe por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora - quanto mais sequinho, mais crocante fica a pele.
3. Transfira o frango para uma assadeira, com o peito para cima e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acomode as asinhas por baixo do frango - assim as pontas não queimam na hora de assar. Corte um pedaço de barbante e amarre as coxinhas - além de ficar mais bonito, quando preparado desta maneira, o frango assa por igual. Corte a laranja-baía ao meio e distribua as metades na assadeira com a parte plana para baixo.
4. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C (temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango.
5. Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do frango comece queimar, cubra com papel-alumínio.
OBS: Retire o frango do forno e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos, antes de cortar.
PARA O MOLHO E MONTAGEM
Ingredientes
- 1 pescoço de frango
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía (cerca de 2 laranjas)
- 1 xícara (chá) de água (ou vinho branco)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 folhas de sálvia
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto
Modo de Preparo:
1. Enquanto o frango assa, aproveite para iniciar o preparo do molho. Descasque e fatie a cebola - não se preocupe com o corte, pois o molho vai ser coado. Descasque e, com a lateral da faca, amasse os dentes de alho.
2. Leve ao fogo baixo uma panela pequena. Assim que aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione os dentes de alho e o pescoço do frango. Deixe dourar por mais 4 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Regue com a água e raspe bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho. Junte o caldo de laranja e as folhas de sálvia. Assim que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 20 minutos para reduzir e desligue o fogo.
4. Assim que estiver assado, transfira o frango e as metades de laranja para uma travessa. Cubra com papel alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos - isso faz com que ele fique mais suculento.
5. Leve a assadeira para aquecer em fogo médio diretamente na boca do fogão. Junte a farinha de trigo e mexa por cerca de 2 minutos. Despeje o molho reduzido, passando por uma peneira. Misture bem com uma espátula para dissolver todo o queimadinho do fundo da assadeira e os gruminhos de farinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário