Batata Doce Rosti


Estudo da Universidade de Leeds na Inglaterra verificou que o consumo diário de 10gr de fibra solúvel diminui em 26% a probabilidade de desenvolver câncer de mama. Claro que outros fatores devem ser levados em conta, mas a dieta rica em fibras reduz o estrógeno circulante e a liberação de insulina, hormônios associados ao aparecimento da doença. A batata doce é um alimento rico em fibras solúveis, aquelas que dissolvem na água e ajudam no trânsito gastrointestinal, e hoje será o protagonista da nossa dica de receita.



(porção para 1 pessoa)

1 batata doce grande
azeite
manteiga ghee
sal e pimenta a gosto

Cozinhe a batata doce com casca até ficar “al dente”. O tempo pode variar de 10 a 15 minutos, teste com o garfo para saber o ponto. Assim que cozida coloque na água com gelo para interromper o processo.
Quando esfriar, tire a casca e rale em ralo grosso. Em uma frigideira antiaderente esquente  ghee com o azeite e adicione a batata ralada formando uma camada no fundo e frite em fogo médio até dourar. Se necessário adicione mais azeite e ghee. Quando estiver dourada de um lado, use um prato para ajudar a virar e dourar o outro lado.

Sugestões: Você pode rechear com legumes, queijo ingredientes de sua preferência. Para isso, adicione o recheio escolhido quando a batata do fundo da panela estiver dourada, cubra com o restante da batata e vire com a ajuda de um prato.
Podem ser feitos pequenos discos em formato de canapés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desidratação no Idoso

Com a baixa umidade relativa do ar doenças virais, bacterianas e alergias aumentam relativamente sua incidência e crianças e i...