Vitamina D


A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos como peixes, gema de ovos e alguns vegetais como cogumelos, porém em pequenas quantidades, sua maior fonte é a luz do sol. Dentre suas propriedades estão o auxílio no tratamento de dores musculares e a prevenção de alguns tipos de câncer como o de mama. A ingestão de cápsulas de vitamina D deve ser monitorada, pois esta é uma das vitaminas em que o excedente não é eliminado pela urina, como é o caso das vitaminas do complexo B e a vitamina C. A quantidade ideal a ser ingerida diariamente é bastante discutida na literatura algo entre 1000 e 2000iu (international unit) por dia. Os cogumelos, ingrediente principal da nossa receita de hoje, apresentam cerca de 7iu por 100gr. Para atingirmos a quantidade ideal de vitamina D diária teríamos que comer aproximadamente 30kg de cogumelos por dia, por isso podemos unir alimentação, com exposição solar e a vitamina em cápsulas de preferência o mais natural possível.


Ingredientes:
xícaras (chá) de shiitake
2 xícaras (chá) de shimeji
2 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos
1 xícara (chá) de leite de Inhame concentrado
2 colheres (sopa) de manteiga ghee
1 cebola picada
1 dente de alho picado
⅓ de xícara (chá) de vinho tinto seco
3 colheres (sopa) de salsinha picada

MODO DE PREPARO

1. Com um pano úmido (ou papel toalha), limpe os cogumelos.
2. Numa tábua, corte e despreze as pontas dos talos e fatie os cogumelos em lâminas não muito finas.
3. Leve uma frigideira com a manteiga ghee ao fogo médio. Quando derreter, coloque a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Acrescente os cogumelos e aumente o fogo. Mexa bem, quando a água liberada pelos cogumelos secar, adicione o vinho. Quando evaporar, junte o leite de inhame concentrado, e o sal, mexa novamente e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e salpique a salsinha e sirva.
Leite de Inhame Concentrado
3 inhames médios
500 ml de água
Descasque os inhames crus, corte em cubos e bata no liquidificador com a água. Não precisa coar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder do Toque

          Seja um abraço, um aperto de mão, uma dança ou uma massagem, o toque é  um dos meios que nos conduz ao bem-estar físico, emociona...